Se 2023 foi o ano em que a Inteligência Artificial se manteve entre as expressões mais comentadas (e discutidas) na internet, 2024 tem tudo para ser o ano em que novas tecnologias serão adotadas de vez e novos modos de fazer serão implantados nas rotinas dos profissionais de projetos.

Neste cenário, algumas habilidades técnicas, antes consideradas essenciais, são agora facilitadas por ferramentas, que otimizam e até executam determinada tarefa em segundos. Por outro lado, habilidades comportamentais são cada vez mais necessárias para atravessar esta transição e assumir posição de destaque e competitividade no mercado.

Nós conversamos com alguns líderes para compreender suas perspectivas e previsões para a carreira do profissional de projetos. Eles responderam à pergunta: “Quais serão as habilidades necessárias para profissionais de projetos se destacarem nesta nova era?”. Confira:

Margareth Carneiro
Especialista em gestão de portfólio, programas e projetos
"Escolher uma habilidade única é desafiador, então destaco três interconectadas. Primeiro, a adaptabilidade que é essencial para navegar por novas tecnologias, métodos e demandas de mercado, assim como para escolher abordagens de gestão de projetos adequadas a cada contexto. Em segundo lugar, as soft skills, inestimáveis e ainda insubstituíveis pela IA, são cruciais para a liderança e comunicação eficaz. Por fim, aprofundar-se em ferramentas de IA é fundamental, potencializando a eficiência e inovação em projetos. Dominar essas habilidades te posicionará à frente na sua carreira!"


Mário Trentim
Fundador e CEO da ModernPMO.com
"Domínio de ferramentas e software sempre foram importantes para os gestores de projetos. A disseminação do trabalho remoto e híbrido trouxe novos desafios para times ágeis e tradicionais para comunicação, colaboração e produtividade. Neste cenário, os gestores de projetos e change makers precisam dominar conhecimentos em tecnologia com uma atenção especial para low-code, inteligência artificial e automatização. Você pode aprender mais no próprio site do PMI.org/citizen-developers."


Heloiza Magrin
Especialista em Transformação Ágil e Digital de Negócios, formando profissionais de alto desempenho
"A maior habilidade que todo gerente de projetos deve ter em primeiro lugar, é entregar os projetos com o valor esperado pela organização que o lançou, e por incrível que pareça esta é a habilidade que menos é encontrada nos profissionais atualmente, por isso tantas vagas no mercado e ao mesmo tempo tantos gps buscando recolocação.
As IAs (inteligências artificiais) já estão sendo utilizadas como fonte de consulta e apoio na solução de vários problemas relacionados aos projetos, e os gerentes de projetos que souberem utilizá-las para seu desenvolvimento pessoal e apoio aos problemas de entrega de valor dos projetos, serão os que irão se diferenciar no mercado.
Então ao meu ver, a grande habilidade que fará a diferença em 2024, é o aprendizado por parte dos Gerentes de Projetos do uso das IAs para se diferenciarem no mercado como profissionais que conseguem entregar o valor que as organizações definem obter com o projeto."


Quais destas habilidades já estavam na sua mira para desenvolver em 2024?
Mantenha-se atento ao nosso site e confira oportunidades de aprendizado para desenvolver competências essenciais para uma carreira de sucesso.


E, se quiser saber mais sobre a relação entre soft skills e o sucesso do projeto, confira o relatório Pulse Of The Profession 2023 na versão em português disponível em nosso site (clique aqui).
Categorias: Carreira
Data de publicação: 12 de fevereiro de 2024