Sempre atento às demandas e à evolução da gestão, o Capítulo PMI Rio Grande do Sul tem avançado na aplicação de seu modelo de gestão baseado no framework OKR, com pilares consolidados e novas integrações. O framework viabilizará o planejamento estratégico para 2024, que seguiu o princípio da simplificação.

Segundo o presidente do PMIRS, Alex Rosa, o planejamento permitirá o foco do Capítulo em áreas classificadas pela Diretoria como importantes e essenciais. "Nosso modelo de acompanhamento se baseia no framework OKR. Passamos por uma recente implantação da suíte SA da Interact (nossa parceira e mantenedora), o que nos permite acompanhar isso de modo muito mais estruturado, com confiança e rastreabilidade das informações", explica Alex.

Uma das premissas do Capítulo para 2024, é o alinhamento de suas metas às metas regionais Latam e, por consequência, às metas globais do PMI. O presidente explica que  "a importância do framework vem exatamente para nos trazer uma boa visão, no meio do caminho, se vamos chegar nelas com sucesso ou se precisarmos mudar nossas iniciativas de modo a cumprir o objetivo".

Nossos pilares

Para a estruturação dos OKRs de gestão alinhada à visão do PMIRS para 2024, foram identificados quatro grandes temas, nomeados de “pilares”. "Os três primeiros pilares são temas ligados diretamente ao olhar do filiado “de fora para dentro”. O último pilar, mais estruturante, é o que dá base e eficiência operacional para apoiar o desenvolvimento dos pilares anteriores", segmenta o presidente.

Os pilares são:


PILAR 1: Desenvolvimento da Comunidade

Os filiados buscam que o Capítulo os apoie de forma direta em seu desenvolvimento profissional, proporcionando um ambiente onde possam sentir-se apoiados, engajados e conectados com outros profissionais que compartilham interesses semelhantes no campo do gerenciamento de projetos. Desejam ter a oportunidade de ouvir e ser ouvidos, aprender e compartilhar conhecimento, construir relacionamentos e colaborar de forma significativa.

PORTANTO, NÓS QUEREMOS: 

“Gerar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional de alta qualidade”


PILAR 2: Percepção de Valor e Engajamento 

Para os filiados, é crucial obter percepções de valor significativas do Capítulo, juntamente com um envolvimento contínuo, a fim de estabelecer relacionamentos satisfatórios e duradouros.

PORTANTO, NÓS QUEREMOS:

“Tornar o PMIRS mais desejado para profissionais de projetos no Rio Grande do Sul”


PILAR 3: Visibilidade e Influência

Para os filiados, é fundamental que o Capítulo esteja visível nos canais de comunicação adequados. Além disso, eles buscam inspiração em ações do PMIRS e de outras pessoas, organizações ou comunidades para adotarem ideias, práticas e ações no campo do gerenciamento de projetos.

PORTANTO, NÓS QUEREMOS:

“Aumentar a visibilidade do PMIRS e sua influência na comunidade de gerenciamento de projetos”


PILAR 4: Eficiência Operacional

O PMIRS deve operar de maneira otimizada, entregando um elevado valor agregado em seus produtos e serviços, enquanto gerencia seus recursos de forma inteligente e eficaz para apoiar diretamente os três primeiros pilares.

PORTANTO, NÓS QUEREMOS:

“Melhorar os padrões de eficiência, qualidade e gestão, inclusive financeira”


Vem muita novidade por aí!
Envolva-se com o PMIRS. Saiba como ser um(a) filiado(a).
https://pmirs.org.br/pagina/116/?filiacao.html
Categorias: Institucional
Data de publicação: 05 de abril de 2024