Construir e manter equipes de alto desempenho são desafios presentes na rotina das organizações e gerentes de projetos que precisam se adaptar à nova realidade de mudanças. E para que isso aconteça, as empresas precisam de equipes de projetos focadas no futuro, mesmo diante de times multifuncionais, temporários e que detêm outras responsabilidades.

Um recente relatório do PMI apontou as chamadas habilidades poderosas, capazes de ajudar a construir e reinventar equipes para sustentar uma vantagem competitiva. Focando na cultura, capacitação, engajamento e resiliência, os gerentes de projetos e líderes podem redirecionar as diretrizes para o alto desempenho.

Vamos destacar uma dessas habilidades poderosas.
Os detalhes do relatório para as demais habilidades podem ser conferidas no site do PMI.
ACESSE AQUI
https://pmirs.org.br/documento/92/?formar-e-liderar-equipes-de-alto-desempenho.html

Resiliência para se recuperar de novo (e de novo)

O relatório traz duas constatações:

A Nova Realidade:
Não importa como esteja o mercado de trabalho, você estará enfrentando lacunas de talentos.

A grande questão:
Como você pode realocar responsabilidades para preencher essas lacunas — e construir uma equipe mais resiliente?

Os riscos geopolíticos emergentes, a mudança de prioridades estratégicas ou alguma disrupção digital surgida do nada podem desviar os projetos ou desbloquear oportunidades para novas iniciativas sem aviso prévio. Para gerentes de projeto, cultivar a resiliência da equipe — a capacidade de se recuperar ou manter o equilíbrio em tempos de mudança — é uma necessidade moderna.

A afirmação acima, contida no relatório, aponta um caminho sem volta para equipes de projetos que querem manter o alto desempenho. A utilização crescente de talentos externos e temporários não colabora no processo. O grande desafio é aproveitar ao máximo o talento que possuem e encontrar líderes de projeto que possam estabelecer normas de trabalho com habilidade — e ajustar com agilidade essas formas de trabalhar diante da mudança. Líderes proativos e criativos terão mais habilidades e resiliência necessárias para conduzir o time de talentos em momentos de mudança.

Amit Kasodekar, vice-presidente do escritório de estratégia e gestão de projetos do JPMorgan Chase em Bengaluru, Índia, oferece este conselho:

Dedique mais tempo ao planejamento e preparação da reunião. Isso ajuda a garantir que você faça as perguntas certas a todas as partes interessadas e obtenha uma orientação clara para sua equipe.

Aumente a frequência e a duração das sessões de brainstorming para resultados importantes. Isso dá aos membros da equipe mais tempo para desenvolver soluções inovadoras e estratégicas.

O alerta fica por conta da necessidade de se estabelecer metas e limites para evitar o esgotamento da equipe. Mudanças frequentes, rotatividade da equipe e mudança de responsabilidades podem elevar o risco de burnout (esgotamento). Com burnout não há espaço para resiliência. Os dados do infográfico abaixo, retirados do Future Forum Pulse, de 2023, apontam que 42% das pessoas já se sentiram esgotadas no trabalho e que a incidência é maior entre as mulheres com menos de 30 anos.

Para ajudar a mitigar esses riscos, os gestores de projetos devem contactar regularmente os membros da equipa para identificar potenciais fatores de stress e avaliar as suas cargas de trabalho e bem-estar.  A tecnologia também pode ajudar, quando usada para assumir tarefas repetitivas e rotineiras e maximizar a eficiência, liberando os membros da equipe para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Por exemplo, as ferramentas alimentadas por IA podem avaliar a complexidade e os riscos, para que os gestores de projetos sejam mais capazes de combinar tarefas específicas com a pessoa mais adequada para o trabalho, diz Niral Rajani, gestor de projetos na Aristocrat, um fornecedor de soluções de jogos em Sydney, Austrália.

Acesse o relatório completo para conhecer mais sobre as outras três habilidades poderosas segundo o PMI.
https://pmirs.org.br/documento/92/?formar-e-liderar-equipes-de-alto-desempenho.html


Categorias: Carreira
Data de publicação: 30 de janeiro de 2024
Fonte: PMI