Projetos têm mais sucesso quando você os planeja eficientemente, e isso inclui a gestão de riscos. Risco é um evento ou condição incerta que, caso ocorra, tem um efeito negativo ou positivo nos objetivos do projeto. Ser proativo e planejar para os riscos dos projetos ajudará a levá-los em direção ao sucesso. Aqui estão dicas de profissionais em como integrar gerenciamento de riscos no seu plano de projeto.

Integre o Risco em Todas as Áreas

Integrar gestão de riscos em todas as áreas do processo do projeto é como Mohamad ElHelaly, PMI-RMP, assistente de gerente de projeto na Orascom Construction no Cairo, Egito, acredita que projetos devam ser abordados.

“(Risco) deve ser integrado em todo gerenciamento e tomada de decisão”, diz ElHelaly. “Deveria ser uma parte integral do planejamento e gerenciamento estratégico. Deveria ser parte de todo processo de todos os departamentos da empresa e do projeto. É assim que eu adoraria que a gestão de riscos fosse no futuro. É o risco em tudo que você faz, qualquer decisão, quaisquer atividades ou processos.”

Incorpore Gestão de Riscos na Cultura da Empresa

Integrar o processo de gerenciamento de riscos na cultura de sua empresa pode ajudar a preparar todos para eventos inesperados. “Tem que começar com a adesão do CEO e o COO e o diretor administrativo”, diz ElHelaly. “Por exemplo, cada empresa tem seus próprios procedimentos, processo e manuais. À parte disso, havia o processo de gerenciamento de risco e manual de gerenciamento de risco. Não é assim que deveria ser. A gestão de riscos deveria ser integrada em todo processo, estrutura, manual e documento da empresa.”

Ernest Seto, PMI-RMP, PMP, gerente de projeto na Linde Engineering, em Munique, Alemanha, concorda que é necessário repensar a gestão de riscos.

“Quanto maior a ênfase em gestão de riscos, mais fácil será gerenciar os riscos quando eles aparecerem. Mesmo se um risco não identificado se acontecer, um time que foca em gerenciamento de riscos terá a mentalidade, as metodologias e a experiência necessárias para reagir aos riscos.”

Empodere Times para Identificar Riscos

Times de projeto são a espinha-dorsal dos projetos. É importante garantir que o time se sinta empoderado para tomar decisões e identificar riscos conforme eles aparecem. Incluir seu time de projeto em brainstorming e o encorajar a falar pode contribuir muito. Ashley Butao, uma gerente de projetos na Capital One, em Toronto, Canadá, diz que é sobre criar um espaço seguro.

“Eu acho que tudo começa ao se criar um lugar seguro psicologicamente para os membros do time, e empoderar seus membros a identificarem riscos e problemas sem sentirem que serão repreendidos por outros integrantes. Eles não devem ter a preocupação sobre gerentes ou chefes lhes responderem: ‘Não, nós temos que entregar isso agora’”, diz Butao. “É também preciso se planejar para mudanças. Ao mesmo tempo que você pode ter uma meta que é para 12 ou 18 meses à frente, quando se trata de planejar tarefas de trabalho, opte por planejar em pequenos pedaços. Dessa maneira, se algo der errado, você pode se adaptar e aprender mais rapidamente.”

Gestão de riscos entende que certos eventos ou condições, sejam esperados ou imprevisíveis, podem ocorrer durante o ciclo de vida do projeto. Assegurar-se que risco está integrado em projetos e desenvolver uma estrutura de gestão de riscos pode ajudar times a encarar o desconhecido a frente.


Fonte: Why Integrating Risk Management Into Projects Is Important (2023).
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS

Categorias: Institucional
Data de publicação: 24 de novembro de 2023