Online ou presencial? Adicione isso à lista de decisões que agora você precisa tomar antes de fazer o exame da certificação Project Management Professional (PMP®).

Durante a crise da COVID, é claro, você não tinha muita escolha, já que a maioria dos locais de prova estavam fechados, tornando o teste online a única opção. Agora que os locais onde o exame é realizado reabriram, os candidatos à certificação devem escolher qual dos modelos trará melhor experiência.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Fazer o teste online permite a você fazer o teste de casa. Entretanto, muitos profissionais de projeto já certificados recomendam realizar o exame presencialmente porque os locais oferecem estrutura confiável, ambiente livre de distrações e suporte cara a cara.

Aqui estão 3 perguntas para se perguntar quando estiver decidindo onde fará seu exame:


  1. Quão confortável eu vou estar para me preparar para o exame, especialmente do ponto de vista tecnológico?
  2. Se eu decidir pelo modelo online,  eu estarei confortável com as exigências de segurança rigorosas, incluindo altos níveis de monitoramento e supervisão?
  3. Qual é minha experiência ideal ao fazer testes e quão acessíveis são os locais para fazer presencial?

Vamos explorar cada uma dessas questões mais aprofundadamente.

Preparação Para o Exame

Quando se trata de preparação para o exame, realizar o teste presencialmente oferece grandes vantagens. Você simplesmente precisa ir até o local designado da prova, o resto a organização do local resolve para você. Você não precisa se preocupar sobre exigências tecnológicas ou se seu computador e conexão de internet vão cooperar. Você pode relaxar, ficar confortável com o ambiente de realização do exame e focar em fazê-lo.

A vantagem principal de fazer o teste online é que você não precisa se deslocar até um local de prova, e você realiza o teste em um ambiente familiar. Entretanto, o que muitos candidatos que optam pelo online não se dão conta antecipadamente, é que essa opção requer significativamente mais preparação. Você precisa ter certeza que seu computador e internet estão de acordo com certos requisitos técnicos, além de ser necessário verificar se você tem um espaço tranquilo e controlado para fazer o teste sem interrupção. Isso pode ser desafiador caso você tenha membros da família, colegas de trabalho ou animais de estimação que podem acidentalmente perturbar seu foco.

Além das exigências técnicas altas, você será responsável por fornecer claras evidências fotográficas que você guardou todos os itens não autorizados, como telefones, livros e mochilas.

Todos esses potenciais problemas, desde as configurações do computador e evidência fotográfica, até o ambiente livre de distrações, podem adicionar estresse desnecessário em um exame de alto valor. É importante também notar que interrupções não previstas podem ter sérias consequências, podendo até mesmo resultar na invalidação do seu exame.

Segurança do Exame

Há também diferenças significativas nos protocolos do exame online e do exame presencial. Os locais de prova foram projetados para isso, e tem protocolos de segurança muito intuitivos e padrão. Supervisores podem permitir alguma liberdade de movimento e comportamento, fornecerem rascunho e estão prontamente disponíveis para resolver preocupações e problemas.

O teste online conta com protocolos de segurança rigorosos, incluindo monitoramento. O compartilhamento de tela e vídeo segue não somente suas respostas, mas também seu comportamento, como movimento de olhos e onde estão suas mãos. Isso pode ser estressante se interferir em suas manias naturais ao fazer testes.

Violar acidentalmente regras de segurança pode também levar ao fim sua prova.


A Experiência Ideal de Exame

No fim, a decisão de fazer o teste online ou presencial se trata sobre sua experiência ideal de fazer exame. A experiência presencial oferece claras vantagens em termos de preparação  confiável para o exame e protocolos de segurança, assim como supervisores cara a cara podem te ajudar com necessidades ao fazer o teste, com maior grau de flexibilidade. Não surpreende que muitos candidatos PMP preferem essa opção e que outras centenas de milhares de profissionais de projeto ao redor do mundo seguiram por esse caminho.

Para outros, entretanto, ir até a um local de prova pode não ser viável. Pode ser que você fique mais à vontade para fazer o exame em um local familiar. Para aqueles que não conseguem acessar um centro de prova PMP, fazê-la online é uma excelente opção.

Onde eu pessoalmente me coloco na questão entre fazer o exame online ou presencial?

Por natureza, sou uma aprendiz contínua, vejo valor em ambas as maneiras de fazer a prova. Entretanto, eu sempre considero a importância do exame quando preciso decidir onde fazê-lo. Para exames curtos, por exemplo, minha preferência pessoal é realizá-los online. Mas para exames de grande valor, como o PMP, eu acredito que o modo presencial é o melhor caminho a se tomar. Atualmente, tenho três certificações PMI: a PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®, a PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA)®, e, é claro, a PMP. Para todos esses três exames, eu fui para um local de prova, já que esses não são meros testes rápidos online. Eles requerem foco e gestão de tempo, e eu precisava remover todas as distrações durante o teste, para que me sentisse à vontade e confiante em meu desempenho. Eu também gostei da presença de pessoas ao redor de mim, e saber que se eu precisasse algo ou tivesse alguma dúvida, eles poderiam me ajudar.

Finalmente, a decisão de onde fazer seu exame PMP deve ser feita com base em suas preferências, disponibilidade e localização. Afinal, o mais importante é escolher a maneira de fazer o teste que melhor se alinha com suas necessidades e dá a você maior chance de sucesso na sua certificação PMP.


Dicas Para Agendamento de Exame PMP

Devo fazer o exame online ou presencial?

1 – Considere a Facilidade de Preparação para o Exame

O dia do exame te deixa estressado? Enquanto fazer online exige planejamento antecipado, o modo presencial cuida dos materiais e tecnologias necessárias, para que você possa relaxar e focar em fazer seu melhor.

2 – Compare Medidas de Segurança Entre os Modos de Exame

Não seja desclassificado! Esteja preparado para protocolos rígidos de comportamento no exame online, comparados a medidas de segurança mais simples e apoio cara a cara no modo presencial.

3 – Avalie Experiência de Exame vs. Acessibilidade

Experts recomendam realizar o teste presencial, mas o online ainda pode atender as necessidades de candidatos que não conseguem se deslocar facilmente a um local de prova. 


Fonte: How to Decide Where to Take the PMP® Exam, Lenka Pincot, PMI.
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS

Lenka Pincot

Como chefe do Gabinete do CEO do PMI, Lenka Pincot apoia o CEO e o Time de Liderança Executiva em planejamento e execução de iniciativas empresariais. Ela está a frente dos times Executivo de Comunicações, Cultura e Mudança e Conteúdo & Liderança Inovadora. Ela também lidera o escritório de gerenciamento de projetos empresariais e iniciativa Brightline.




Data de publicação: 08 de novembro de 2023