Compartilhar experiências move o PMI Rio Grande do Sul! E foi isso que aconteceu no 6º Tecnopuc Experience, principal evento do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, agora em outubro. Sob o conceito "Juntos inspiramos a inovação", o evento alusivo aos 20 anos do Tecnopuc, contou com participação de empresas de referência do mercado de inovação, em dezenas de atividades, como batalha de startups, feira de negócios, oficinas tecnológicas, lounge com DJ e food trucks.

O presidente do PMIRS, Alex Rosa, e o Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do PMI RS, Bernardo Zurli, estavam entre os palestrantes convidados e levaram temas muito práticos para qualquer profissão. "É sempre muito recompensador poder colaborar como profissional e como parceiros, em nome do PMIRS, com o Tecnopuc. Nós somos apaixonados por inovação e estar junto de quem pensa e vive essa missão é muito produtivo", declara o presidente do Capítulo.

Produtividade e PM Canvas

Com foco em produtividade e gestão do tempo, Alex Rosa, palestrou sobre "8 motivos e 12 técnicas para ser uma pessoa mais produtiva".  Segundo ele, as técnicas apresentadas são simples e de alto impacto, que podem ajudar a aumentar significativamente a sua produtividade pessoal e profissional.

"Há estudos que apontam que um adulto tem de 80 a 120 projetos por ano para desenvolver. Entenda um projeto como algo que você vai fazer que reúne um conjunto de atividades, que gera entrega, resultado e impacto. Pode ser uma viagem, um aniversário, uma graduação, onde você aloca tempo, recursos e tem prazos, chamamos de projeto. Se somar tudo o que acontece com você, durante o ano inteiro, é muito possível que essa média seja atingida. E como dar conta?", explicou Alex Rosa. Temos basicamente oito motivos que nos impulsionam - ou deveriam nos impulsionar - à melhor gestão do nosso tempo e produtividade, de acordo com o presidente do PMIRS:

1 - Se muitas vezes você se sente perdido e isso eleva seu nível de estresse,  transparecendo aos pares e chefes;
2- Se você tem um ladrão de tempo, como o smartphone e suas notificações;

3- Quando quer aumentar sua visibilidade profissional, deseja uma mudança na carreira, alçar novos patamares ou conseguir uma nova colocação no mercado;

4- Se você recebe dezenas de informações por dia que deixam o ambiente caótico e transformam suas demandas;

5 - Quando precisa ser mais criativo e percebe que está utilizando sua energia somente para receber demandas, informações e distrações;
6 - Se você tem muitos projetos nas mão e precisa lidar com tudo ao mesmo tempo;

7 - Se não quer ser considerado desorganizado e procrastinador, causando má impressão;

8 - Se você já é uma pessoa com um nível de produtividade e quer ir para um próximo nível, fazer com mais excelência sua gestão do tempo.

Elaine Oliveira é gerente de projetos e acompanhou as palestras. "Tenho cerca de um ano na gestão de projetos, como líder técnica e na gestão de projetos. Cada vez a vida está mais corrida e os projetos mais ágeis e mais potentes. As técnicas abordadas na palestra do Alex, como a regra Pomodoro, a regra dos dois minutos, a questão da organização da semana são muito ricas. Cada vez mais entram demandas não planejadas. Vai de cada profissional a forma como planejar para executar. Claro que as demandas às vezes chegam e são como uma bomba atômica na mesa e a gente tem que dar a vazão necessária para cumprir prazos. Porém, é tudo negociado. O segredo é saber executar a demanda no tempo correto e entregar o trabalho com excelência".

Já Bernardo Zurli apresentou técnicas e fundamentos de como elaborar um PM Canvas: Iniciando um projeto do zero. "Em um dia de construção colaborativa, a gente pode enxergar um projeto inteiro que, claro, pode ter ajustes depois, mas já conseguimos visualizar a construção de um projeto do zero", disse.

Bernardo explicou aos presentes os detalhes de cada etapa do quadro, evidenciando a necessidade de colaboração do maior número de pessoas possível, para que as previsões e direcionamentos gerem ações imediatas. Nós deixamos aqui um modelo de quadro para que você também possa utilizar no próximo projeto executado.



Saiba mais sobre como aprimorar seu conhecimento em gestão de projetos com as Certificações do PMI.
Categorias: Eventos
Data de publicação: 25 de outubro de 2023
Créditos das Fotos: Fotos: Studio Feijão & Lentilha