Revolucionar transplantes com órgãos cultivados em laboratórios. A ousadia e o trabalho dedicado do brasileiro Gabriel Liguori, Cofundador e CEO TissueLabs Healthcare, o colocaram entre os nomes da nova geração de líderes do Future 50, divulgada pelo PMI, em setembro de 2023. O médico brasileiro é CEO da startup que trabalha para produzir o primeiro coração bioartificial do mundo usando impressoras 3D. A experiência de ser submetido a uma cirurgia para correção de uma cardiopatia congênita aos dois anos de vida foi o que inspirou Gabriel a se tornar médico e  a ter uma visão ousada para a medicina regenerativa. Seus esforços também o levaram e integrar a lista MIT Innovators Under 35, em 2020.

A capacidade de canalizar as competências em gestão de projetos para reimaginar o futuro une Gabriel aos outros 49 líderes da nova geração. Da saúde à construção, do transporte elétrico à educação, eles vêm de diversos setores, origens e regiões geográficas, e estão usando suas habilidades em gerenciamento de projetos para fazer a diferença em seus setores e comunidades. Conheça a lista completa aqui.

Para o brasileiro, ser adaptável e resiliente são características essenciais para jovens líderes de projetos lidarem com desafios e oportunidades inesperados. “Devem cultivar competências robustas de comunicação e colaboração, uma vez que os projetos bem-sucedidos dependem frequentemente da cooperação harmoniosa com diversas equipes e partes interessadas”, disse Gabriel Liguori.



Saiba mais sobre o projeto revolucionário e inspire-se com Gabriel Liguori

Em 2019, Liguori lançou a TissueLabs, uma startup que trabalha para produzir o primeiro coração bioartificial do mundo usando impressoras 3D. A empresa já desenvolveu bioimpressoras e biomateriais proprietários e agora estabeleceu a meta de criar um coração cultivado em laboratório pronto para testes clínicos dentro de 15 anos, diz Liguori. O projeto foi concebido para eliminar listas de espera e reduzir o risco de rejeições – duas mudanças decisivas para todos os transplantes de órgãos.

“O sucesso deste esforço também abriria caminho ao desenvolvimento de outros órgãos artificiais, ajudando a salvar inúmeras vidas e a resolver a escassez crônica de doadores de órgãos”, diz Liguori. “Nosso trabalho tem o potencial de revolucionar a saúde e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.”

Com formação médica e doutorado em cirurgia torácica e cardiovascular e em medicina regenerativa cardiovascular, as credenciais científicas de Liguori são certamente impressionantes. Mas alcançar os objetivos ambiciosos da TissueLabs também exigirá sérias habilidades de gerenciamento de projetos.

“Através de um gerenciamento de projetos eficaz, posso impulsionar a inovação, promover a colaboração e garantir que nossa equipe esteja trabalhando de forma eficaz em direção aos nossos objetivos comuns”, diz ele.

Para gerir uma iniciativa de longo prazo com inúmeras incógnitas, Liguori divide o trabalho em marcos menores, utilizando abordagens iterativas e híbridas sempre que possível.

“O momento do lado da biologia é muito diferente”, diz ele. “Você não pode dizer às células o que elas precisam fazer e então esperar que no próximo sprint elas tenham feito tudo o que você esperava. Às vezes, eles simplesmente não crescem rápido o suficiente.”

Esse mesmo espírito inovador impulsiona o outro lado do negócio no desenvolvimento de produtos. Dividindo seu tempo entre o Brasil e a Suíça, Liguori e sua equipe de pesquisadores, engenheiros, desenvolvedores de software e cientistas de materiais também desenvolvem biomateriais comerciais e impressoras 3D como forma de apoiar a pesquisa clínica da empresa.

Em meio a tudo isso, ele lidera com empatia. “Todo mundo tem desejos e razões para o que faz – e você deve entendê-los”, diz ele. “Mas você precisa entender como alinhar o propósito deles com o seu e reuni-los para trabalhar na mesma direção.”

E é aí que a mágica acontece. “Compreendi a importância da colaboração, da perseverança e da inovação para alcançar metas ambiciosas”, diz ele. “A experiência também reforçou a minha crença de que nunca devemos parar de aprender e de ultrapassar os limites do que é possível.”


Clique aqui e confira a entrevista completa com Gabriel Liguori.



Fonte: Future 50 (https://www.pmi.org/future-50/)

Categorias: Institucional
Data de publicação: 13 de outubro de 2023
Créditos das Fotos: https://www.pmi.org/future-50/