Transformador! O PMIRS Summit 2023, maior evento de gestão de projetos do Estado, realizado pelo PMI Rio Grande do Sul, inaugurou um novo tempo para o desenvolvimento dos gerentes de projetos e profissionais envolvidos em gestão e liderança. Mais de 300 profissionais ocuparam a PUCRS e o Instituto Caldeira para participar de workshops exclusivos e trilhas de palestras inéditas nos últimos dias 6 e 7 de outubro.

A primeira edição do PMIRS Summit aconteceu em 2022 e, para o presidente do PMIRS, Alex Rosa, foi só o começo. "Já é o segundo ano que temos lotação máxima de pessoas do instituto Caldeira. Para o ano que vem, nosso plano é aumentar o público e a grade de palestras, tornando o evento maior e mais relevante para nossa comunidade. Aos poucos, com estratégia, planejamento e um time apaixonado de voluntários, voltaremos ao patamar de evento com grande número de público presente no Rio Grande do Sul, como era antes da pandemia".


Workshops abriram evento 

O Workshop "Ciclo de Incertezas", de Ricardo Vargas, da Macrosolutions, lotou o auditório Talento Empreendedor, no Tecnopuc. Foi a primeira vez que o workshop aconteceu no Estado, como parte da primeira parada do Road Show que percorreu quatro estados em apenas 10 dias. Mais de 50 pessoas, das mais diversas áreas do conhecimento, em sua maioria gestores, docentes universitários e gerentes de projetos, aproveitaram intensivamente a oportunidade de interagir presencialmente com a principal referência do evento.

Vargas pontuou questões de extrema relevância para o ambiente de projetos ao afirmar,  de maneira categórica, que a inteligência artificial impactará fortemente os profissionais da área. Demonstrou, ao vivo, quais as ferramentas que estão à disposição para melhorar o trabalho no dia a dia e que isso é apenas o ponto de partida. Em alguns meses, haverá muita revolução tecnológica, e é preciso estar atento a isso, sob o risco de ficar desatualizado como carreira.

"Ricardo Vargas é uma das maiores referências em gestão de projetos e ouvir de quem está na ponta - ou como ele mesmo diz, na borda - nos impulsiona, é muito recompensador. Temos em vários cursos de graduação a disciplina de gerenciamento de projetos e esse evento serve para nos atualizarmos e levarmos o que há de melhores práticas para nossos alunos que utilizam o gerenciamento de projetos", destacou o participante Marlon Soliman, professor de engenharia da produção na UFSM.

Débora Brum recebeu muitos elogios com seu workshop "Argumentação: a arte vender ideias".  Marcelo Bueno, controlador e gerente de projetos do Colégio Farroupilha, que está implantando um PMO para aperfeiçoar e inovar nas entregas de valor para os clientes, participou do PMIRS Summit de 2022 e voltou. "Ano passado eu assisti à palestra da Débora Brum e me interessei em como implantar novas ferramentas para aplicar à nossa realidade de trabalho educacional. Temos uma série de oportunidades que o workshop despertou. A troca do evento é muito grande. Se eu pudesse recomendar, diria: participe. Geramos conhecimento, geramos valor para nós e para as empresas que trabalhamos", conclui.


Segundo dia foi marcado pelas palestras e networking


O Espaço Caldeira e a Arquibancada do Instituto Caldeira lotaram no dia 07 de outubro, segundo dia de PMIRS Summit 2023, dedicado às palestras que se dividiram entre as trilhas Ágil e Híbrido; Gestão e Liderança; Tecnologias que Transformam e ESG na prática. Entre os palestrantes, estiveram presentes: Ricardo Vargas, Luiz Parzianello, Débora Brum, Valter Tavares, Dagoberto Trento, Fernando Bartelle, Gabriela Ferreira, Fabiano Machado da Rosa e Jean Rosales, Luan Oliveira, Sabrine Datsch, Diego Ramires, entre outros.

A inédita trilha ESG na Prática foi extremamente bem recebida pelo público. Nas três palestras, muitas provocações por parte dos ministrantes e perguntas, evidenciando o potencial e a atualidade do tema, que teve grande interesse da comunidade de gestão de projetos. O destaque ficou para a importância do papel do PMO para criar uma cultura ESG nas empresas.

Outra estrela do dia foi a inteligência artificial, abordada por Ricardo Vargas na palestra "Como a IA transformará o gerenciamento de projetos". Além de destacar as rápidas mudanças, ele apontou ferramentas úteis e já disponíveis para otimizar a gestão.

"O tema tem muita relevância, mesmo para profissionais que não são gerentes de projetos, porque eu consigo inserir o aprendizado no meu dia-a-dia, seja em recrutamento e seleção ou na liderança de equipes de projetos. Num primeiro momento a inteligência artificial impacta, porque já está muito avançada, mas também nos faz pensar em que nível estamos dentro da empresa para estarmos preparados para receber todas essas informações e para estarmos conectados com a nova realidade", Cristiane Oliveira, que atua na área de Gente e Desenvolvimento da empresa AESC.

A interação com os espaços de patrocínio do evento e estande do PMIRS ocorreu ao longo de todo o dia. O stand da Kanbanize, com espaço interativo, chamou a atenção dos participantes. No turno da tarde, os pitchs do prêmio "Melhores do Ano" deram ar de estádio ao Espaço Arquibancada, tão mobilizadas estavam as empresas e suas torcidas no momento das votações. O "Painel PMO do futuro: desafios e conquistas" lotou a Arquibancada que prestigiou o debate mediado pelo presidente do PMIRS, Alex Rosa.

"O evento foi muito rico porque os assuntos trazidos ali estão muito atuais e, ao mesmo tempo, conectados com o que já vivenciamos. A possibilidade de conhecer novas pessoas é sempre algo rico, pois traz a oportunidade de trocar visões de mundo para que saiamos com uma riqueza de informações e desenvolvimento, para a carreira e para a vida. Isso nos ajuda a estabelecer novos processos para nossas vivências no dia a dia", opina Glauco Figueiredo, gerente de comunicação.

Para o gerente do PMIRS Summit 2023, Cristiano Gonçalves, o desafio transformou-se em legado. "Não posso deixar de destacar o papel dos voluntários do Capítulo ao longo do ano. Cada palestra, cada workshop, cada interação e novidade só aconteceu porque um time se dedicou para entregar um evento que realmente valesse a pena. Creio que o legado deixado pelo PMIRS Summit 2023 vai consolidá-lo na agenda dos profissionais do RS como um encontro de renovação de mentes e de transformação".
Data de publicação: 11 de outubro de 2023