O cenário profissional está em constante transformação. Com a aceleração da inovação tecnológica somada ao novo modus operandi de um período pós-pandemia, passou a se perceber tendências que estão a moldar o novo jeito de se trabalhar. Listamos algumas delas abaixo para ajudar na compreensão sobre o rumo do trabalho.


  1. Habilidades e experiência serão valorizadas

Os empregadores estão atentos a habilidades como criatividade, resolução de problemas e inovação. Nesse contexto, até mesmo a apresentação do currículo mudou. Os interessados desejam conhecer mais do perfil do candidato, a partir de suas experiências, seu propósito, sucessos e fracassos. A vivência do profissional, mesmo que fora do trabalho, pode auxiliar nas demandas profissionais e, por este motivo, o voluntariado é bem-vindo no currículo profissional do futuro.


  1. Escassez de mão de obra qualificada vai impedir o crescimento das empresas

Apesar das demissões em massas que se percebem por parte de grandes empresas de tecnologia, as tendências apontam para a falta de mão de obra, principalmente em áreas que requerem habilidades específicas. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2022, isso será um dos grandes desafios das organizações em um futuro próximo.


  1. Benefícios serão chave na atração de talentos

Trabalho flexível, cuidados com a saúde e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento são alguns dos principais atrativos para talentos. Um levantamento realizado pelo LinkedIn revelou que os candidatos valorizam, em ordem de interesse: remuneração e ótimos benefícios; apoio da empresa para equilibrar vida pessoal e trabalho; arranjos flexíveis de trabalho, seja onde ou quando se trabalha; oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Uma pesquisa realizada pelo Google mostrou que 51% dos entrevistados consideram mais importante manter a qualidade de vida e o equilíbrio entre vida e trabalho. O plano de carreira teve 49% das indicações, seguido do plano de benefícios e remuneração, que teve 38% da resposta dos candidatos.


  1. Semana de 4 dias surge como solução para equilibrar a jornada pessoal e profissional

Ao contrário do que muitos pensam, a semana mais curta, com apenas 4 dias de trabalho, não prejudica a produtividade. É o que mostram alguns estudos, que também revelam que a redução do total de horas trabalhadas por semana pode trazer benefícios para a saúde física e mental. Testes já estão sendo realizados em países como Inglaterra, Bélgica, Suécia e Islândia.


  1. Soft Skills passam a ser mais relevantes

Habilidades emocionais estão sendo cada vez mais requisitadas neste cenário de mudança. Hoje em dia, as mais solicitadas pelo mercado são inteligência emocional, foco na solução de problemas, decisões assertivas e éticas, cuidado com viés de julgamento, habilidades de comunicação, autogestão, colaboração e esclarecimentos sobre valores.


Fonte: Forbes (https://forbes.com.br/carreira/2022/12/futuro-do-trabalho-as-tendencias-que-irao-moldar-a-vida-profissional-em-2023/?amp)

Categorias: Carreira
Data de publicação: 31 de janeiro de 2023