Por ser a liderança um dos pilares primordiais para os Gerentes de Projetos, perceber as tendências nesse meio é importante para adequar as formas de trabalho à atual realidade organizacional. Pensando nisso, trouxemos a Liderança Empática para este espaço, porque cada vez mais "ser humano" tem se tornado um pré-requisito empresarial.

Então, não nos apeguemos ao nível hierárquico. Entre um CEO de uma grande organização, um supervisor de equipe, um representante comunitário, um pai e uma mãe precisa existir uma semelhança: EMPATIA. Desenvolver habilidades de liderança empática capacita pessoas para que sejam agentes de transformação em qualquer campo de atuação. Além disso, a influência positiva auxilia pessoas e equipes a alcançarem um bem comum.

Atualmente, o maior desafio é saber lidar com o lado comportamental das pessoas. É necessário estar presente integralmente, saber ouvir, incluir e conciliar situações. O mindset precisa ser: primeiro preocupar-se em manter profissionais coerentes, éticos, íntegros e fiéis a seus valores. Somente após isso deve-se focar em resultados. Isso é liderança empática - situação que está em ascensão dentro das grandes corporações, principalmente das que tem no DNA o entendimento de que são as pessoas que levam as empresas ao sucesso.

Mas, afinal, o que é empatia?

Empatia é a habilidade de perceber o outro, muitas vezes sem que ele precise reportar a situação emocional ou afetiva vivenciada. Ou seja, por meio do tom de voz ou de sua expressão, entre outras maneiras, uma pessoa pode demonstrar se está satisfeita ou insatisfeita. É preciso lançar do “colocar-se no lugar do outro”, para tentar compreender como seria se você estivesse na mesma situação.

Por meio da empatia, líderes podem exercer melhor suas funções, evitando as queixas e insatisfações de seus funcionários. Um líder empático demonstra um interesse genuíno e ativo diante das preocupações dos colaboradores. Ele será capaz de comunicar de maneira efetiva ao resto de sua equipe o que precisa fazer, de tal forma que irá despertar neles o desejo de trabalhar, tratando os objetivos que alcançarem como seus próprios. Nos dias de hoje, um líder que não se comunica e age quase com a máxima de “manda quem pode, obedece quem tem juízo” perde espaço no mundo organizacional.

Habilidades de um líder empático

Empatia - obviamente, uma pessoa que deseja se tornar um líder empático deve ser capaz de se colocar no lugar dos outros. Mas não basta compreender o que o funcionário está  pensando, é necessário ter claro para si como uma ação irá afetar cada um dos membros da equipe.

Motivação -  uma pessoa que possui habilidades de liderança empática é capaz de colocar energia e paixão no que possui, propõe e realiza, de tal forma que serve como um exemplo para seus companheiros.

Cordialidade - como é capaz de se colocar no lugar dos outros membros de sua equipe, também conseguem propor soluções ao seu redor, sendo sensível e justo com as circunstâncias individuais. Um relacionamento cordial ajuda a manter uma boa relação de trabalho e, portanto, de equipe.

Serenidade - o líder empático deve ser capaz de manter a calma em situações complicadas, emotivas ou estressantes. Para conseguir liderar sua equipe de maneira eficaz, deve se tornar um exemplo para eles. Portanto, se deixar que seus impulsos o dominem, logo perderá o respeito de seus funcionários.

Capacidade para estabelecer limites -  mesmo sendo capaz de considerar as situações individuais vividas por cada membro da equipe, um bom líder empático deve saber como se impor e manter a distância quando necessário. Caso contrário, deixará de ser um líder para se tornar mais um integrante do grupo.

E aí, está preparado para se tornar um líder empático? Então, que tal ler mais e entender o que é Gerenciamento de Projetos e quais os papéis dentro das organizações?

Data de publicação: 21 de setembro de 2021
Créditos das Fotos: Freepik