Para que seja possível compreender o que de fato é Gerenciamento de Projetos, primeiro precisa ficar claro o que é um projeto. Para isso, vamos recorrer à definição descrita no PMBOK®. No principal guia da profissão, o termo em questão refere-se a um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo único. Temporário porque tem início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. Único por não se tratar de uma operação de rotina, mas de um conjunto específico de ações destinadas a atingir um objetivo em particular.

Nas organizações, projetos são criados em todos os níveis. Além disso, alguns são de extrema importância para a estratégia do negócio. É muito comum que os projetos não sejam percebidos nas instituições. E então, por não serem tratados da forma como deveriam, desgastam e fragilizam as equipes. Para auxiliar as empresas, as boas práticas de Gerenciamento de Projetos, apresentadas no PMBOK®, podem ser aplicadas em qualquer situação, segmento, área, dimensões, pessoas envolvidas, prazos e orçamentos.

O que é projeto dentro das organizações? 

  • Desenvolver um novo produto ou serviço
  • Efetuar mudança na estrutura, no pessoal ou no estilo de uma organização
  • Conceber um novo veículo de transporte
  • Desenvolver ou adquirir um sistema de informações novo ou modificado
  • Construir um edifício ou uma instalação
  • Conduzir uma campanha política
  • Implantar um novo procedimento ou processo de negócio

Então, com isso entendido, chegou o momento de compreendermos o que é Gerenciamento de Projetos. Também ancorada nos conceitos do PMBOK®, a área corresponde à aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Nesse contexto, são cinco os grupos de processos que contemplam o gerenciamento de um projeto: Iniciação; Planejamento; Execução; Controle e Encerramento.

Além disso, são dez Áreas de Conhecimento que permeiam o dia a dia dos GPs – Gerenciamento da Integração do Projeto; Gerenciamento do Escopo do Projeto; Gerenciamento do Cronograma do Projeto; Gerenciamento dos Custos do Projeto; Gerenciamento da Qualidade do Projeto; Gerenciamento dos Recursos do Projeto; Gerenciamento das Comunicações do Projeto; Gerenciamento dos Riscos do Projeto; Gerenciamento de Aquisições do Projeto; Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto.

Os gerentes de projetos lidam com:

  • Balanceamento de demandas conflitantes do escopo, tempo, custo, risco e qualidade do projeto;
  • Satisfação de diferentes interessados (stakeholders) com diferentes necessidades e expectativas;
  • Alcance dos requisitos estabelecidos.

O Gerenciamento de Projetos ajuda as organizações a cumprirem os objetivos do negócio; satisfazerem as expectativas das partes interessadas; serem mais previsíveis; aumentarem a chance de sucesso; entregarem os produtos certos no momento certo; resolverem problemas e questões; responderem a riscos em tempo hábil; otimizarem os recursos organizacionais. Além de, identificarem, recuperarem e eliminarem projetos com problemas; gerenciarem restrições de escopo, qualidade, cronograma, custos e recursos; equilibrarem a influência das restrições e gerenciarem melhor as mudanças. Também assegura que os recursos disponíveis sejam alocados da maneira mais eficiente e eficaz, permitindo aos executivos seniores a perceber “o que está acontecendo” e “para onde as coisas estão indo” dentro das organizações.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então que tal conferir um texto sobre Project Management Office (PMO)? Acesse o link!





Data de publicação: 10 de setembro de 2021
Créditos das Fotos: Freepik