Aos sábados, durante o ano de 2016, filiados e convidados se reuniram com a propósito de desenvolver suas redes de relacionamento e aprender sobre gerenciamento de projetos através de abordagens diferenciadas. Na última edição, a proposta foi debater a complementariedade dos métodos tradicionais e ágeis. Para isso, foram convidados dois dos maiores especialistas brasileiros nessas áreas: Mauro Sotille e Rafael Prikladnicki. O debate foi mediado pelo VP de Filiação, Guilherme souto.
 
Um dos responsáveis pela fundação dos primeiros capítulos do PMI no Brasil e ex-presidente do PMIRS, Mauro Sotille, um defensor da adoção do hibridismo, destacou que a integração entre as abordagens tradicionais e ágeis tem sido cada vez mais considerada pelo PMI. Sotille lembrou que a 6a edição do Guia PMBOK® deve incluir um anexo ágil a cada uma das dez áreas. Ele argumentou que a utilização de metodologias mais tradicionais se faz necessária quando há clareza nos requisitos do projeto, e que esse é um critério que pode ajudar a esclarecer sobre a utilização de certas metodologias.  
 
Filiado que integrou a primeira turma a ser certificada com a PMI-ACP® no mundo e atual diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, definiu agilidade como um paradigma para projetos dentro de um contexto mais complexo. Entre as características que podem ajudar sobre a decisão pelo uso de metodologias ágeis está a necessidade de entregas frequentes, o envolvimento de equipes que se auto organizam e que precisam demonstrar constantemente entrega de valor ao cliente. 
 
O debate seguiu em cima de mitos sobre as metodologias e seu uso. A íntegra dele será publicada na Revista do PMIRS no mês de novembro. 
 
Nas demais edições do Almoço com Projetos realizadas durante o ano, os temas abordados e os especialistas convidados mostraram toda diversidade que envolve o dia a dia de um profissional de gerenciamento de projetos. O CEO da Imply Tecnologia Eletrônica, Tironi Ortiz, falou sobre inovação e projetos disruptivos no primeiro evento no ano. Em outra oportunidade, o especialista em Recursos Humanos, Paulo Camargo, mostrou o poder do networking, quando também o consultor e fundador da empresa Shinsei Kan, Leandro da Rosa, mostrou como os fundamentos das artes marciais podem colaborar com a gestão de projetos. Por fim, no terceiro Almoço com Projetos, o tema trazido pela palestrante Beatriz Benezra foi a Gestão do conhecimento alavancando a maturidade em GP.
 
Confira imagens que marcaram os quatro Almoço com Projetos, organizados pelos voluntários da Diretoria de Eventos Estratégicos, da VP de Desenvolvimento Profissional do PMIRS.  
Data de publicação: 03 de outubro de 2016