Na tarde do dia 10/08, o PMIRS e a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do Estado do Rio Grande do Sul realizaram um workshop nas dependências da secretaria, com a finalidade de aproximar as duas entidades. O evento teve início com uma apresentação do Departamento de Projetos do Estado – DEPROJE, seguida de outra apresentação do Departamento de Captação de Recursos – DECAP. Essas apresentações tiveram por objetivo mostrar as estruturas, as competências e alguns dos desafios desses departamentos. Na sequência, o VP de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, Marco Kappel Ribeiro, fez uma apresentação do PMI, com sua atuação no Estado, seguido de alguns temas que o PMI Global tem dedicado atenção.
 
Entre os tópicos debatidos estava o Gerenciamento de Projetos Organizacional (OPM), um conjunto de processos e de práticas para garantir o alinhamento dos projetos, programas e portfólios de uma organização aos seus objetivos estratégicos (seja uma instituição privada ou pública). Também foram discutidos alguns aspectos específicos sobre o gerenciamento de projetos no setor público, tema do PMDay que acontecerá dia 24/08. Segundo Kappel Ribeiro, foi possível visualizar várias práticas recomendadas pelo PMI já em uso pela Secretaria, mas ambas as instituições identificaram a oportunidade de avançar na troca de conhecimentos e experiências.
 
Entre os representantes do PMIRS estavam também presentes o Diretor de Relações Institucionais, Marcos André Deboni, o Presidente do Conselho Consultivo do PMIRS, Rogério Severo, e o ex-diretor e hoje membro do Conselho Consultivo, Márcio Vieira. Todos eles estiveram ativamente envolvidos na elaboração do documento Gerenciamento de Projetos no Setor Público – Práticas Mínimas Recomendadas, a ser apresentado no PMDay do dia 24.

 

Data de publicação: 12 de agosto de 2016
Créditos das Fotos: SEPLAN