O Programa de Voluntariado desenvolvido pelo PMIRS nos últimos anos foi tema de palestra durante o Leadership Institute Meeting - North America, em Orlando (Flórida/EUA), que aconteceu entre os dias 7 e 10 de outubro. A apresentação foi conduzida pelo presidente Thiago Regal e pelo VP de Desenvolvimento Profissional, Alex Rosa, que foi um dos voluntários envolvidos diretamente com desenvolvimento do programa, junto à voluntária Lígia Fonseca, e aos membros da Diretoria Executiva das últimas gestões.
 
A partir do tema da palestra "Impulsionando seu Programa de Voluntariado ao próximo nível", a pretensão foi demonstrar de que forma o PMIRS conseguiu elevar seu número de voluntários de pouco mais de 30 para 200 integrantes em poucos anos. Por isso, a palestra detalhou o escopo do programa durante os anos de 2013 e 2014. No primeiro ano, foram enfatizadas as etapas de benchmarking, determinação de pilares, processos de elaboração e de gerenciamento. No período seguinte, o programa contou com um escopo mais robusto, composto de etapas como: novos processos e projetos, o desenvolvimento de um plano de atração e retenção, a reavaliação de documentação, a determinação de canais de comunicação, o gerenciamento de voluntários, o monitoramento da retenção e atração, entre outros aspectos.
 
A partir disso, foram reforçados como pilares do Programa de Voluntariado do PMIRS  orientação e treinamento, reconhecimento, sucessão e transição. Ao longo da apresentação, Thiago Regal e Alex Rosa detalharam como essas etapas foram realizadas e os pilares mantidos, e quais os resultados estão sendo alcançados. A apresentação que serviu de apoio para a palestra feita durante o LIM está disponível para downloud nesta página, e nela estão citadas ferramentas conhecidas dos voluntários, algumas delas presentes nas informações que compõem o Menu Voluntariado do site.  

 
Data de publicação: 13 de novembro de 2015