O grupo de voluntários na região Sul do PMI-RS realizou um evento com o objetivo de lançar o projeto de implementar um Branch Extremo Sul. Para isso, reuniu 140 pessoas em um evento formado por uma programação diversa que verseu sobre o trabalho que está sendo realizado na região, o voluntariado no PMI-RS e o desenvolvimento da carreira em gerenciamento de projetos.

A abertura do evento teve a participação do presidente do PMI-RS, André Voltolini, que caracterizou o trabalho que tem sido feito na Região Sul do Estado com voluntários “de uma maneira rápida e consistente, assumindo ações bem intencionadas e sérias”. Voltolini também falou sobre a trajetória do PMI em termos globais, suas certificações, sobre o Capítulo Rio Grande do Sul do PMI, o desenvolvimento da primeira filial no Brasil, que foi o Branch Serra Gaúcha do PMI-RS, e sobre o trabalho voluntário na instituição.

A diretora da Faculdade Senac Pelotas, Nara Pires, também fez uma saudação aos participantes, e ressaltou que este momento é de socializar o PMI na região e disseminar as boas práticas de gerenciamento de projetos, e que a Faculdade, focada em Tecnologia da Informação e Negócios, está empenhada em contribuir, através de ações como este evento, e através do pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, que está na oitava edição.

O Coordenador do futuro Branch Extremo Sul  e do trabalho que está sendo realizado com os voluntários desde agosto deste ano, Rafael Rodrigues, deu continuidade ao evento. Ele fez uma apresentação das ações que vem sendo realizadas pelo grupo de voluntários, que se aproximou de 60 pessoas”, com o envolvimento do evento. Segundo Rodrigues, entre os objetivos do grupo está a aproximação com o mercado corporativo e com as instituições de ensino. Além disso, a ideia é realizar cada vez mais eventos na região Sul, em sintonia com as demais iniciativas do Capítulo Rio Grande do Sul do PMI, como um evento anual e edições do PMDay.

A programação seguiu com a palestra da diretora adjunta de Interiorização do PMI-RS, Cíntia Schoeninger, que detalhou o que é, como ser e quais são os benefícios de fazer trabalho voluntário na instituição. “O desafio para o voluntariado é manter o trabalho renovado e os participantes motivados em busca do objetivo final que é termos um gerenciamento de projetos formal e efetivo nesta região”, destacou Cíntia.

Thiago Regal, diretor de Alianças e Convênios do PMI-RS, encerrou a manhã de palestras na Faculdade Senac Pelotas com o assunto “O mercado de Gerenciamento de Projetos e suas oportunidades”. Deste cenário faz parte a intensa aproximação das empresas do PMI, em busca da excelência na gestão de projetos disseminada pelo instituto em nível mundial. “As organizações entendem, cada vez mais, que só é possível fazer negócios e responder à concorrência global com bons projetos”.

Thiago Regal destacou os desafios dos negócios, especialmente no Brasil, que podem ser ultrapassados com a ajuda de boas práticas de gerenciamento de projetos. Segundo o diretor, os dados mostrados pela pesquisa Pulse of the Profession, realizada anualmente pelo PMI Global, demonstram como, na prática, o gerenciamento de projetos pode ser o diferencial em um cenário como o atual.

Confira as fotos do evento tiradas pelo voluntário Gabriel Campos.
 
Data de publicação: 22 de novembro de 2014
Créditos das Fotos: Gabriel Campos