A oficina foi levada ao evento pelo ex-presidente do PMI Paraná e Coordenador Geral da Integração Nacional dos Capítulos Brasileiros do PMI, Sérgio Marangoni, e pelo voluntário do PMI-RS e especialista em gerenciamento de projetos Jorge Audy, com apoio de Mauro Lage, profissional de projetos e pós-graduando em Gestão de Projetos. Todos eles fazem parte de diferentes grupos de escotismo e visualizaram uma oportunidade em incluir o tema de projetos em um evento internacional.

O II Moot Scout Interamericano, organizado pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) em parceria com o Comitê Escoteiro Interamericano e o Escritório Escoteiro Mundial - Região Interamericana, recebeu aproximadamente 200 jovens que vivenciaram a experiência de planejar, executar e avaliar um projeto. Após a conclusão da oficina, foi apresentado o PMI e as suas formas de interação e disponibilização de informações sobre o gerenciamento de projetos, além de informações específicas sobre a certificação CAPM, distribuindo materiais informativos.

No total, o evento reuniu 1200 jovens de 18 a 21 anos de idade de vários países do continente americano. As atividades tiveram início no dia 27 de dezembro de 2013 em Porto Alegre e terminaram em 03 de janeiro através de uma programação que dividiu os participantes em quatro rotas em algumas cidades no Rio Grande do Sul. Nessas rotas, os participantes foram convidados a conhecer a cultura local e apoiar na reforma de escolas e postos de saúde.

Data de publicação: 29 de janeiro de 2014