Muitas perguntas surgem em nossa cabeça quando já estamos formados e atuando, direta ou indiretamente, com gerenciamento de projetos.

Certificações e cursos de aperfeiçoamento nos rodeiam e nos fazem ter algumas dúvidas quanto ao que realmente possa ser uma escolha certeira e que faça sentido para nossa carreira e nossos propósitos.

A gestão de projetos é uma área ampla e democrática. Afinal, todas as atividades que requeiram o desenvolvimento e o controle de um projeto podem contar com a atuação desse profissional. Então, sua formação superior pode ser em áreas administrativas, gerenciais, TI, engenharia, arquitetura, física, química, biologia, entre outras.

Então talvez as respostas para as suas perguntas estejam na sala de aula, e possa lhe fazer deixar de ser só mais um profissional no mercado, para ser reconhecido como um especialista na área, com um certificado que comprova o seu conhecimento.

O Especialista ou pós-graduado em Gestão de Projetos é um profissional que atua direta e indiretamente no gerenciamento de projetos, demonstrando competências técnicas para desenvolver soluções, atender à demanda das empresas dos mais diversos setores, utilizar métodos atualizados de gerenciamento de projetos, considerando as melhores práticas para cada situação, entre outras responsabilidades.

Aumentar o salário, atualizar-se, mudar de profissão, fazer contatos. Várias razões podem levar alguém a cursar uma pós-graduação. Algum tempo atrás, possuir uma formação acadêmica era um diferencial e um sinônimo de emprego garantido. Hoje em dia, possuir um diploma é praticamente mandatório, e o diferencial ficou por conta da qualificação que o profissional busca agregar ao seu currículo.

Estamos falando de carreira e conhecimento, talvez resultados intrínsecos de um curso de especialização. Mas o que dizer, então, dos benefícios extras que uma oportunidade como essa traz consigo? Quer coisa melhor do que se relacionar com doutores, mestres e especialistas na área que você escolheu para se especializar? O ambiente universitário é um ótimo chamariz para quem pretende se colocar no mercado de trabalho, principalmente por propiciar o estreitamento da rede de relacionamentos.

Além do conhecimento técnico de ferramentas e estruturas gerenciais e de projetos, é a chance de aprender a lidar com aspectos comportamentais, como equilíbrio, concentração, organização, flexibilidade, liderança, comunicação, negociação, persistência, tomada de decisão e gerenciamento de crises.

O PMIRS está sempre acompanhando as tendências do mercado de Gerenciamento de Projetos e, por esse motivo, mantém parceria na realização de cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos com as mais conhecidas e renomadas instituições educacionais do Rio Grande do Sul.

Autor: William Meller

10 de abril de 2018