Chegamos ao final de 2017 e, sem dúvidas, este foi um grande ano! Realizamos muito em prol da Comunidade de Gerenciamento de Projetos, de forma alinhada com nossa Missão. Variados foram os eventos em todo o estado. Realizamos palestras, Conheça o PMI, PMDays de diversos temas, Seminários em nossas Unidades no interior do estado, e nosso já tradicional Congresso de Gerenciamento de Projetos, em Porto Alegre.

Na área educacional mantivemos nosso preparatório para certificações CAPM e PMP em Porto Alegre, e realizamos uma turma no Branch da Serra Gaúcha onde, além de preparar nossos filiados para as certificações, também formamos instrutores locais que podem rodar novas edições do preparatório na região do Branch, facilitando a entrega de valor aos nossos filiados na região. Mantivemos nossas parcerias com UFRGS, PUC e UCS, que estão entre as mais importantes Instituições de Ensino do estado, onde os currículos dos cursos são atualizados em conjunto com o PMIRS.

Outro importante esforço do PMIRS foi direcionado aos Projetos Sociais, onde a parceria com a Junior Achievement proporcionou a ambas instituições a execução de ações que impactaram direta e indiretamente vários jovens em idade de definição de carreira profissional. Projetos baseados na abordagem do PMIef foram executados na grande Porto Alegre e na região da Serra Gaúcha, propiciando a professores e alunos de diversas escolas o contato com ferramentas e técnicas estruturadas que facilitam a gestão de projetos e viabilizam maiores chances de sucesso.

Tivemos a maior participação de um capítulo latino americano em um Leadership Institute Meeting, apresentando três palestras no LIM North America, que aconteceu em Chicago, sendo que em 2017 fomos um dos 4 finalistas ao PMI Chapter of the Year Award na categoria 2, a com maior número de capítulos. O ano de 2018 nos reserva grandes desafios. Após dez anos sediaremos novamente o Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança nos dias 4, 5 e 6 de Junho. Já temos importantes nomes confirmados, e o time está trabalhando intensamente para trazer outras grandes atrações.

Nosso projeto Branch Norte, que tem como base a cidade de Passo Fundo, teve sua conclusão e aprovação neste mês de novembro de 2017, viabilizando a oficialização do Branch no ano de 2018. Começaremos o ano ainda maiores e mais fortes!

Obrigado a todos os nossos voluntários, filiados, mantenedores e parceiros que fizeram o PMIRS grande durante o ano que passou. Tenho a certeza que 2018 será ainda maior!

Fábio Giordani, Presidente do PMIRS 

Obs.: Esse texto foi publicado inicialmente na Palavra do Presidente da Revista de dezembro do PMIRS.
Data de publicação: 26 de dezembro de 2017