Sobre nosso Capítulo

O Capítulo Rio Grande do Sul do PMI (PMIRS) foi fundado em 9 de abril de 2001 em Porto Alegre, onde mantém sua sede, atualmente localizada no TECNOPUC. O PMIRS reúne mais de 500 profissionais filiados, sendo que parte deles atua de forma voluntária, contribuindo com diversas atividades desenvolvidas pelo capítulo.

2013

Reconhecido com o PMI® Chapter Award for Leadership

No ano de 2013 o PMIRS foi reconhecido com a premiação PMI® Chapter Award Leadership, Planning & Operations na category II, para Capítulos formados com 301 a 1000 membros. A condecoração tem o objetivo de identificar as unidades regionais do PMI que mais se destacam no mundo em seis aspectos e quatro tamanhos diferentes de capítulos, considerando o número de filiados.

2015

Reconhecido como Capítulo do Ano no PMI® Award

Em 2015, o PMIRS foi reconhecido como Capítulo do Ano no PMI® Award, capítulos com 300 a 1000 membros.  O prêmio reconhece o capítulo pelas suas atividades, iniciativas e comprometimento em promover o gerenciamento de projetos na sua comunidade, e considera que, na sua categoria, foi o capítulo que melhor contribuiu, no mundo todo, para o desenvolvimento e a implementação das boas práticas estimuladas pelo PMI, através dos seus produtos, programas e serviços.

2015

Chapter Innovation Program 2015 

Em outubro de 2015 o PMIRS foi anunciado como o vencedor pelo seu trabalho “Mapeamento do perfil do Voluntariado”. Esse reconhecimento significa que a ideia que o Capítulo Rio Grande do Sul teve e vem utilizando no seu Programa de Voluntariado foi a mais inovadora do ano no mundo todo. Segundo o PMI, o processo desenvolvido pelo PMIRS no mapeamento do perfil do voluntário foi reconhecido por melhorar a experiência de voluntariado para filiados que querem se envolver com o capítulo. A partir desse prêmio, o PMI vai trabalhar com o Capítulo para a implementação da ideia no mundo todo, através de suas plataformas existentes.

Norteadores Estratégicos

MISSÃO

Promover e valorizar o Gerenciamento de Projetos, apoiando a profissão, a sua adoção, maturidade e excelência no Rio Grande do Sul.

VISÃO

Organizações do Rio Grande do Sul inteiro irão abraçar, valorizar e utilizar o Gerenciamento de Projetos, atribuindo seu sucesso a ele.

VALORES

  1. Simplicidade: Fazer com simplicidade, austeridade e criatividade, gerando o máximo de resultados com os recursos disponíveis.
  2. Ética: Ter compromisso com transparência, verdade, honestidade e exigências legais em tudo que for feito.
  3. Profissionalismo: Agir com responsabilidade e comprometimento gerando excelência no que entregamos às partes interessadas.
  4. Gerar valor: Influenciar positivamente as organizações e sociedade através do impacto do gerenciamento de projetos.
  5. Paixão: Agir com engajamento e entusiasmo, pois acreditamos no que fazemos.
  6. Sustentabilidade: Continuar atuando de maneira sustentável, com responsabilidade para com a sociedade.
  7. Respeito: Agir com respeito aos filiados, voluntários, colaboradores e demais partes interessadas.

Princípios Estratégicos

  1. Avançar a gestão de projetos no Rio Grande do Sul.
  2. Gerar valor para as partes interessadas.
  3. Prover conhecimento, ferramentas e mentoring para a prática de gerenciamento de projetos.
  4. Desenvolver parcerias com instituições público-privadas.
  5. Gestão integrada e eficaz da alta direção do PMI RS baseada nas melhores práticas.
  6. Garantir a continuidade do PMI-RS através do desenvolvimento de novas lideranças e oportunidades de sucessão.
  7. Desenvolver a sinergia e colaboração entre capítulo e Branches.
  8. PMI RS deverá usar as melhores práticas de negócio incluindo gerenciamento de projetos.
  9. Demonstrar criatividade, flexibilidade e agilidade para atender as necessidades das partes interessadas.
  10. Fazer gestão do capital intelectual priorizando as habilidades e competências dos envolvidos.
  11. Preservar os relacionamentos e manter o engajamento da equipe tática / estratégica e demais partes interessadas.

Organograma Acessar

Conselhos e Comitês do PMI

CONSELHO FISCAL

Membros titulares: Cesar Antônio dos Santos, Ernesto Stefani e Fladhimyr Castello

Suplentes: Juliano Reis e Onir José Dias

CONSELHO CONSULTIVO

Com a função de apoiar e pensar estrategicamente ações da Diretoria Executiva, em maio de 2015, foi instituído o Conselho Consultivo do PMIRS. São aptos a compor o grupo membros de gestões anteriores da Diretoria Executiva e de seus fundadores. Esse grupo tem um importante papel de governança, e teve suas funções ampliadas no novo modelo de Estatuto Social, adotado e aprovado pelos filiados do PMIRS no final de 2014.

CONSELHO DE POLÍTICAS CORPORATIVAS

O Comitê de Políticas Corporativas do PMIRS tem como função apoiar a operacionalização das políticas corporativas do nosso capítulo, incluindo o detalhamento complementar que venha a se fazer necessário durante a aplicação das mesmas.

Conforme definido em 2009, no momento de sua criação, o Comitê será composto de quatro membros, sendo dois Diretores e dois filiados que não ocupem cargo da Diretoria ou do Conselho Fiscal, todos indicados pelo Presidente do PMIRS. No Comitê, pelo menos dois dos seus membros, deverão ser filiados e certificados PMP.

Desta forma, ficam nomeados como membros do Comitê de Políticas Corporativas do PMIRS na gestão 2017/2018:

Os dois Diretores: Rita Tomilin, PMP, e Vice-Presidente de Governança e Finanças; Thiago Regal, PfMP, PMP, Presidente ex-ofício.

Os dois filiados que não ocupam cargo na Diretoria ou no Conselho Fiscal: André Voltolini; Kelly Oliveira, RMP, PMP.

Reunimos, nesse grupo, um profundo conhecimento sobre o PMI e sobre o Estatuto do PMIRS.

CONSELHO EXECUTIVO

A criação deste grupo tem o objetivo de contribuir com o progresso das práticas de gerenciamento de projetos no Estado, através de sugestões de ações e atividades que possam contribuir com a governança e a inserção institucional do PMIRS. Os membros participantes são voluntários e são aprovados pela Diretoria Executiva e homologados pelo Conselho Consultivo. Este órgão foi estabelecido junto à última alteração do Estatuto Social do Capítulo, em vigor desde o final de 2014. Os executivos Ricardo Felizzola e Walter Lídio Nunes, à frente das empresas HT Micron e Celulose Riograndense, respectivamente, são os primeiros membros a integrar o Conselho Executivo do Capítulo. Ambos estão em contato com o Capítulo há alguns anos, especialmente em atividades que dizem respeito ao Seminário, que desde 2016, passou a ser chamado de Congresso de Gerenciamento de Projetos. 

Dashboard de Projetos Acessar