A fim de instrumentalizar estudantes do ensino médio de escolas públicas de Porto Alegre com os conhecimentos e as ferramentas disponíveis na área do gerenciamento de projetos, o PMIRS e Junior Achievement Rio Grande do Sul (JARS) realizaram mais uma etapa de uma das ações programadas pelas instituições em convênio assinado no final do mês de março. A parceria entre as organizações é uma das únicas realizadas na América Latina e acontece através do envolvimento do PMI Mundial e do seu braço filantrópico, o PMIef, que tem como um dos focos o trabalho com jovens em atividade escolar.

Voluntários do PMIRS e membros da JARS, envolvidos no programa “Gestão de Projetos, Habilidades para a Vida”, trabalharam no desenvolvimento de um material didático voltado a estudantes do segundo ano do ensino médio. A partir da metodologia, os jovens são convidados a entender conceitos e habilidades relacionados a projetos, aplicá-los e apresentá-los como competência para a vida e como alternativa profissional.

Através da capacitação desse grupo de voluntários, que aconteceu na noite de 17 de maio, as instituições objetivam atingir cerca de 50 jovens do Ensino. A partir dessa primeira etapa da capacitação, dez alunos desse grupo levarão o treinamento a outros 50 jovens no Ensino Fundamental. A aplicação do programa já começou e atingiu duas turmas do Colégio Estadual Protásio Alves, na tarde de 23 de maio.

Segundo o presidente do PMIRS, Fábio Giordani, a iniciativa, em parceria com a JARS, é uma oportunidade de se relacionar com uma geração mais jovem do que a que tradicionalmente compõe a comunidade de gerenciamento de projetos e a que está nas organizações hoje. "A integração com novas gerações é um dos desafios dos profissionais na atualidade", observou o presidente.

A Junior Achievement tem a finalidade de capacitar e preparar o espírito empreendedor em jovens em idade escolar para serem bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada. No Rio Grande do Sul, as ações da JA já alcançaram 1 milhão de jovens através dos programas de empreendedorismo desde o ano do início das suas atividades, em 1984. Maiores informações www.jars.org.br
Data de publicação: 30 de maio de 2017