Com o objetivo de levar a um público diverso informações sobre as certificações PMI®, o evento Certifique-se foi realizado pela primeira vez voltado para a nova certificação do PMI, a Professional in Business Analysis ou PMI-PBA®. O evento ocorreu na noite de 25 de junho no auditório da Decision-FGV (Av. Praia de Bela, 1510), em Porto Alegre.

Três palestras integraram a programação, e demonstraram o papel e a importância da análise de negócios para o gerenciamento de projetos, incluindo suas características, sobreposições e sinergias entre as áreas, e como o gerente de projetos pode se beneficiar do conhecimento da análise de negócios aplicado a projetos. Os palestrantes convidados foram Rodrigo Neves, MSC, PMP Paulo Keglevich, MSC, PMP e PBA e Mauro Sotille,PMP. Keglevich, conselheiro do PMI-RS, é um dos primeiros certificados PBA®, a qual obteve em 2015.

O ex-presidente do PMI-RS e sócio da PMTech, apoiadora do evento, Mauro Sotille, fez a abertura do evento com um panorama sobre todas as certificações PMI e contou o desenvolvimento da nova certificação PMI-PBA® pelo PMI, que teve seu primeiro piloto em 2014, para o qual o PMI convidou 180 participantes em 48 países. Entre os objetivos do PMI em desenvolvê-la está o entendimento de que realizar análise de negócios em projetos e programas permite que as organizações implementem mudanças desejadas e atinjam objetivos estratégicos.

A certificação PMI-PBA® dá destaque a esses conhecimentos e enfoca a habilidade do profissional em trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.

Rodrigo Neves, gerente de projetos certificado  PMP e atual presidente do Chapter de Minas Gerais do IIBA (instituição certificadora dos analistas de negócios) mostrou a evolução da análise de negócio na área de gerenciamento de projetos e como das duas instituições estão 'conversando' para tornar as competências estratégicas para o gerenciamento de proejtos. 

Paulo Keglevich, um dos três primeiros certificados no Brasil  PMI-PBA trouxe um depoimento de como as habilidades de analistas de negócios podem ser estratégicas no dia a dia do gerenciamento de projetos, especialmente, me uma época marcada por rápidas mudanças e por projetos problemáticos.
 
Os links abaixo trazem mais informações sobre a nova certificação e estão disponíveis na página do PMI:

Perguntas e respostas sobre a certificação PMI-PBA®

Leia o manual da certificação PMI-PBA® em português
Leia o manual sobre o conteúdo da prova PMI-PBA® 
Veja quais são os materiais de referência da certificação PMI-PBA® 

Dúvidas sobre o evento podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

 

Data de publicação: 26 de junho de 2015