A programação de palestras do 11º Seminário de Gerenciamento de Projetos iniciou com uma cerimônia de abertura com a presença do Presidente do PMI-RS, André Voltolini, o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, o Mentor do PMI no Brasil, Mauro Sotille, a ex-presidente do PMI-RS, Kelly Oliveira, e a coordenadora deste evento e diretora adjunto de Projetos Especiais do PMI-RS, Tatiane Ott.
 
Durante sua fala de abertura, André Voltolini ressaltou que a presença recorde de 900 inscritos nos quatro dias desta edição do evento demostram o quanto o Rio Grande do Sul está alinhada com as boas práticas e com a geração de conhecimento em gerenciamento de projetos, seja através de empresas públicas e privadas, como universidades. Além disso, destacou o esforço dos voluntários no desenvolvimento do evento durante um ano. Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos de voluntários sobre os benefícios e o trabalho realizado no PMI-RS. Confira o vídeo abaixo.
 
Ricardo Vargas, gerente de projetos da ONU e palestrante destaque da edição passada do Seminário, gravou um vídeo especialmente para o evento, que foi apresentado através de um holograma em 2D. Em sua apresentação, destacou alguns indicadores do futuro do gerenciamento de projetos, tema do 11º Seminário de Gerenciamento de Projetos.

Segundo Vargas, uma das tendências fundamentais que vão influenciar na área é que haverá dois grupos de pessoas que usarão o gerenciamento de projetos. Um deles usará como um complemento a sua rotina de trabalho, como se usa a matemática ou as línguas. E outro, serão os profissionais, que se tornarão cada mais especializados. Além dessas constatações, o especialistas deixou uma sugestão os gerentes de projetos: estudem outras áreas relacionadas, como gerenciamento de riscos, estratégicas e recursos humanos.
Data de publicação: 11 de setembro de 2014