‘NAVIGATING COMPLEXITY: A PRACTICE GUIDE’ é um material recentemente lançado pelo PMI com o objetivo de orientar a avaliação de ferramentas, processos e perfil de gerente de projetos mais indicados para melhores chances de sucesso do projeto

Esta abordagem também é útil para a avaliação de estratégias para a recuperação de projetos. O tema de análise de viabilidade de projetos e o NAVIGATING COMPLEXITY: A PRACTICE GUIDE’ foi foco de um dos minicursos incluído no 9° Ciclo de Palestras da Serra Gaúcha. O título do workshop é Análise de viabilidade de projetos, ministrado pelo engenheiro Paulo Keglevich de Buzi, na noite de 05 de maio, em Caxias do Sul. Keglevich foi o único profissional da América Latina que participou da equipe que elaborou este guia PIM.

O guia lançado pelo PMI-RS e este workshop refletem uma resposta a um cenário que há anos vinha sendo mostrado em pesquisas conduzidas pelo PMI: que projetos fracassados apontavam como uma das principais causas de tais fracassos: a falta de fundamentação para a justificativa e avaliação da viabilidade destes projetos. Mais de 90% dos fatores de impacto mais catastrófico são gerados fora dos limites dos projetos, quando esses ainda estão sendo concebidos, e quando normalmente o gerente de projeto ainda não foi envolvido ou sequer informado a respeito do projeto em gestação.

O guia pode ser acessado gratuitamente, em inglês, no www.pmi.org/Knowledge-Center/project-complexity.aspx .

Data de publicação: 06 de junho de 2014